Adolescentes de Juiz de Fora realizam encontro sobre políticas Públicas com Grupo de Base


No dia 18 de Maio, a Escola de Cidadania de Juiz de Fora realizaou o primeiro encontro sobre Políticas Públicas com os adolescentes do Grupo de Base. O grupo de Base é formado por jovens da comunidade dos adolescentes da Escola de Cidadania. Esta é a primeira experiência na formação dos adolescentes da Escola de Cidadania, cujo objetivo é formar agentes multiplicadores através do protagonismo juvenil. O tema Políticas Públicas foi escolhido devido ao fato de ser um assunto de fácil compreesão e que também gera grande discussão quando se fala na elaboração dessas políticas.
O tema do encontro era "Plano de Ação: O que é? Para que serve?" Onde os adolescentes do grupo de base após terem estudado e debatido o assunto, criaram um Plano de Ação fictício para a cidade de Juiz de Fora, cujo tema era o incentivo à leitura na comunidade.
"Eu senti grande entusiasmo do grupo com relação ao assunto, eles adoraram debater e formular o P.A." diz Eduarda, da Escola de Cidadania.
O tema do próximo encontro, dia 3 de Junho, será: "Políticas Públicas: Como elas são efetivadas e Introdução ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)".


Por Danilo Soares,

Escola de Cidadania - Juiz de Fora

Adolescentes participam de debate sobre o Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.


No dia 18 de maio/2009, em função do dia de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, coordenadores do Sest Senat de Cachoeiro de Itapemirim - ES, promoveram um debate relacionado ao tema; tendo como participantes na assembléia alunos de escolas públicas, menores aprendizes do CIEE, SENAI, SENAC E SEST SENAT; Representantes do programa Sentinela e vários outros adolescentes.

A Escola de Cidadania foi convidada para ter uma representação na bancada do debate. Rafaela de Ávila representou o grupo diante do tema discutido no momento.

Compondo a bancada do debate estavam: O coordenador do conselho de direitos, o Juís da Vara da Infância e da Juventude, um adolescente do CIEE, do SENAC, um do SENAI e um da Escola de Cidadania.



Rafaela achou uma ótima oportunidade para divulgar a Escola de cidadania.

"Foi na verdade um bate-papo entre quem estava na bancada e quem estava assistindo, aproveitamos também para divulgar o nosso projeto e muitos já se interessaram e nos procuraram para saberem mais sobre esse projeto."

Disse ainda:
"Foi muito proveitoso e gratificante participar e saber que pessoas e também empresas de nossa cidade estão preocupados com essa situação e lutando para ajudar nossas crianças e adolescentes."



Reunião da E.C Montes Claros com o coord. Das Pastorais sociais

No ultimo dia 01/05/2009, os adolescentes da Escola da Cidadania reuniram juntamente com Pe.Wagner, Coordenador das pastorais sociais de Montes Claros.
A reunião foi marcada pelo próprio Pe.Wagner que demonstrou interesse e vem caminhando conosco neste projeto.
Na reunião sentamos juntamente com Isméria (Educadora da E.C) ,Cida Costa (tesoureiro da PaMen),Wagner(Presidente do conselho tutelar da 2°região de Montes Claros),Bernadete(Educadora da Pamen),Além dos adolescente que intregam o projeto.
Na reunião foi desenvolvido um plano de como a escola da cidadania pode funcionar em Montes Claros, Atingindo Adolescestes na nossa realidade.