No dia 18 de maio/2009, em função do dia de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, coordenadores do Sest Senat de Cachoeiro de Itapemirim - ES, promoveram um debate relacionado ao tema; tendo como participantes na assembléia alunos de escolas públicas, menores aprendizes do CIEE, SENAI, SENAC E SEST SENAT; Representantes do programa Sentinela e vários outros adolescentes.
A Escola de Cidadania foi convidada para ter uma representação na bancada do debate. Rafaela de Ávila representou o grupo diante do tema discutido no momento.
Compondo a bancada do debate estavam: O coordenador do conselho de direitos, o Juís da Vara da Infância e da Juventude, um adolescente do CIEE, do SENAC, um do SENAI e um da Escola de Cidadania.
Rafaela achou uma ótima oportunidade para divulgar a Escola de cidadania.
"Foi na verdade um bate-papo entre quem estava na bancada e quem estava assistindo, aproveitamos também para divulgar o nosso projeto e muitos já se interessaram e nos procuraram para saberem mais sobre esse projeto."
Disse ainda:
"Foi muito proveitoso e gratificante participar e saber que pessoas e também empresas de nossa cidade estão preocupados com essa situação e lutando para ajudar nossas crianças e adolescentes."