O Início da Escola de Cidadania pela Pastoral do Menor

Como surgiu a idéia da escola de cidadania?

A proposta da criação da escola de cidadania surgiu nos anos 50 e 60, no sul dos EUA num contexto caracterizado pela forte segregação racial gerando um movimento contrário de luta anti-racista.
Na pastoral, a história começou quando os adolescentes definiram na Assembléia Nacional de 2005 que o melhor para eles seria a realização de encontros anuais onde pudessem discutir e pensar sua organização e sua ação enquanto protagonista, ao invés de realização de assembléia de 3 em 3 anos. Inicia neste ano, a ação sistemática da Pastoral, para a efetivação do protagonismo de seus adolescentes.


Como nasceu a escola de cidadania na Pastoral do Menor?


Um encontro realizado em junho de 2006 reuniu 16 adolescentes das arquidioceses de Juiz de Fora (MG), Divinópolis (MG), Montes Claros (MG), Cachoeiro do Itapemirim (ES), Teófilo Otoni (MG) e Mariana (MG). Neste, os adolescentes apresentaram suas demandas. Dentre elas, o que daria impulso às ações posteriores: a formação.
Nesse contexto surgiu a proposta da criação de um espaço de formação permanente – Escola de Cidadania – para adolescentes em temas de interesse desse grupo, tais como: Análise de conjuntura – social, política, econômica e cultural; Políticas públicas; Violência contra criança e adolescente; Trabalho infantil; Protagonismo juvenil; Família; Abuso, violência e exploração sexual; Drogas/tráfico.

O que já foi feito pela escola de Cidadania?

Em 2007, o projeto foi iniciado com a formação dos adolescentes das quatro primeiras dioceses (Juiz de Fora, Divinópolis, Montes Claros de Minas Gerais e Cachoeiro de Itapemirim do Espírito Santo).Cada módulo estudado veio acompanhado de uma atividade prática a ser executada nos municípios nos intervalos dos encontros, que foram de 1 a 3 meses. Os encontros sempre acontecem em BH (MG) onde situava-se a sede do regional leste 2 da pastoral do menor, que compreende os estado de Minas gerais e Espírito Santo.
Em 2008 este mesmo grupo terminou parte teórica e iniciou a parte da metodologia (como desenvolver a escola no município).

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